segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Imagine, de Zbigniew Rybczynski

Primeira vez que encontrei a referência foi no livro A Arte do Vídeo, de Arlindo Machado. Desde então, tenho voltado e voltado a me recordar do caso. Tinha uma imagem vaga do clipe na minha mente, mas tinha que vê-lo novamente.

De hoje não passou. Como não achei na internet citação direta ao texto presente em A Arte do Vídeo, cito um trecho, muitíssimo semelhante, de outro livro de Machado, A televisão levada a sério, que possui visualização parcial no Google Books (altamente recomendado e agradeço).


15. Imagine (EUA, 1987). Videoclipe de Zbigniew Rybczynski, música de John Lennnon
Aparentemente, temos aqui um imenso traveling sobre uma sucessão de salas situadas no topo de algum arranhacéu de Novo York. Um grupo de personagens transita entre elas, passando de um compartimento a outro, vivendo situações emblemáticas da vida (nascimento, amor, traição e morte), enquanto evolui da infância à velhice e atravessa todas as fases da vida. Na verdade, o mago da eletrônica Rybcynski não utiliza aqui nenhum traveling real, mas um efeito digital conhecido como push-on ou slide effect e que consiste em fazer com que cada plano "empurre" o anterior para fora do quadro, dando a impressão de que a câmera está em movimento. O resultado é desconcertante em termos de expectativas visuais, uma vez que o movimento aparentemente contíunuo da câmera não nos dá, como habitualmente, um espaço e tempo homogêneos e contíguos, em raccord como se diz no cinema, mas uma sucessão de saltos e descontinuidades.
- Arlindo Machado, A televisão levada a sério, pág 45
in: http://books.google.com.br/books?id=z4_9KqAiZJwC...
Zbigniew Rybczynski parece estar a frente de experiências com o vídeo eletrônico. Vou poupar meu tempo e colocar alguns links interessantes sobre ele (alguns em líguas bizarras, como russo e polonês).

Aí vai a lista:

site oficial: http://www.zbigvision.com/
facebook: http://www.facebook.pl/...
+ trabalhos no Rhizome: http://www.rhizome.org/...
clipe Imagine + comentários: http://indieshorts.blogspot.com/...
perfil no culture.pl : http://www.culture.pl/en/...
ficha no Medien Kunst Netz : http://www.medienkunstnetz.de/...

Nenhum comentário:

Postar um comentário