quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Nonsense e Sensibilidade nos desenhos animados

Hora da Aventura, Steven Universo, Clarêncio e Regular Show tem seus tons de nonsense (Steven provavelmente menos).

Mas são obras sensíveis, preocupadas com as sensibilidades de seus espectadores - e em especial com seu desenvolvimento emocional. Steven Universo é de chorar (já aconteceu comigo nuns 3 episódios). As outras, no mínimo, suscitam reflexões importantes. São grandes comentários sobre nossos tempos, sobre as relações humanas, os humores, o bem e o mal, o certo e o errado.... nada moralista - com uma sensibilidade que parece só ser possível em desenhos animados.

Se a ficção contemporânea vive uma grande crise - seja de falta de profundidade, seja de "desespero pelo real" (Game of Thrones? Demolidor? Stranger Things? pff) - essa crise passa longe desses desenhos animados. É ali que, sorrateiramente, moram alguns dos grandes escritores de ficção dos nossos tempos. Não tenho dúvidas. E justamente por estarem "escondidos" em obras lidas como "infantis".

O mesmo a gente não pode dizer de Titio Avô. Titio avô é APENAS non sense. Não há sensibilidade. Não tem respeito pelo público. Nenhuma profundidade emocional. Nenhum cuidado.

Titio Avô é agressivo. "Uma coisa meio idade média". É um quadro de Bosch ou de Brueguel.

Qual é a do Titio Avô????


Postagem originalmente publicada no facebook, em  18 de agosto. Seguem-se ainda alguns comentários interessantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário