quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Com Deriva, nos despediremos do Apenas um Jogo

Apenas um Jogo foi um programação intensa de larp no Sesc Itaquera no ano de 2017. Uma vez por mês, sempre no último domingo, a unidade do Sesc situada na Zona Leste de São Paulo recebeu os mais diferentes larps, brasileiros e de outras partes do mundo. Além disso, recebemos também autores para fazer seus próprios jogos - muitas vezes pela primeira vez.

Em dezembro, encerramos nossa programação anual no domingo dia 17 - início das festividades da Saturnália Romana e data significativa para nossa história com o larp - com o Larp Deriva, de Luiz Prado.

Tive a oportunidade de jogá-lo em fevereiro, durante a programação Território Larp no Sesc Ipiranga (onde joguei também o larp Chuva Ácida, duas semanas depois). Deriva é um larp "físico", na tradição de outros jogos do autor como monstros e Último Dia em Antares (este, desenvolvido durante uma residência artística no Sesc Itaquera em 2016), mas não é necessariamente um larp "mudo". Seguindo outra "tradição do autor" (comparemos Café Amargo, Letícia Freire e Andarilho... por exemplo), Deriva experimenta também, de maneira radical, na forma. Não importa quantas pessoas estejam jogando o larp juntas e ocupem o espaço ao mesmo tempo: cada personagem está sempre sozinho, definhando solitário na selva como o protagonista do conto que inspira o larp, À Deriva, de Horácio Quiroga. (O próprio Luiz Prado discorreu recentemente sobre esta escolha de design em um post no facebook).

Estar tragicamente sozinho e ao mesmo tempo dividir espaço com os outros jogadores não é a única característica que chama atenção em Deriva, é claro - mas os demais traços de personalidade desse larp eu deixarei para conhecermos pessoalmente e na pele no próximo dia 17.


DEZ/ Deriva 
dia 17 de dezembro, domingo - 14h00 / Sala de Convenções Grande

Deriva é um larp baseado no conto À Deriva, do escritor uruguaio Horacio Quiroga. Os jogadores vivem uma luta pela sobrevivência na selva, enquanto agonizam sob os efeitos de um veneno letal. Com ênfase no trabalho corporal e no uso da imaginação, Deriva faz parte de um grupo de larps que buscam explorar as potencialidades do corpo em jogo, como "monstros" e "Último dia em Antares". Através da imaginação, os jogadores criam seu entorno e moldam seus corpos, deslocando-se por espaços ficcionais que se cruzam. A procura é pela imersão surgida desses corpos modificados pelas sugestões criativas dos participantes. Deriva é o primeiro jogo de uma série batizada como "Larps de Amor, de Loucura e de Morte" - em referência à coleção de contos de Quiroga.

A participação é gratuita e não é preciso fazer inscrição antecipada, basta comparecer no horário. É recomendado que os participantes venham com trajes confortáveis. Durante o larp, poderá haver trabalho corporal intenso, com movimentos como engatinhar, rastejar e rolar no chão.

link: evento no site do Sesc

link: evento no facebook

Deriva encerra a programação do ano Apenas um Jogo, que trouxe um larp por mês, todo último domingo do mês para o Sesc Itaquera. Excepcionalmente em dezembro, o Apenas um Jogo ocorrerá no dia 17 de dezembro.


Luiz Prado realiza suas pesquisas individualmente e junto do grupo Boi Voador e da ong Confraria das Ideias. Participa do NpLarp - Núcleo de Pesquisa em Live Action Roleplay. É criador e organizador do FERVO - Frente de Experimentação em Representação, Vivência e Ocupação. Reside em São Paulo, SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário