quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Par Perfeito

Em fevereiro de 2014, eu quis participar do Concurso Faça Você Mesmo, organizado pela Secular. Pensei em dois jogos a partir das metas.

Gabriel-Kharla, um story game mais ousado sobre disforia de gênero com influências de Vestido de Noiva (montagem teatral do Zimba e do Santa Rosa da peça do Nelson Rodrigues) .

O segundo, mais simples, um larp baseado em um improviso que eu havia feito com minha esposa para jogarmos alguma coisa enquanto esperávamos batatinhas. Par Perfeito. As metas de design se encaixaram como uma luva para esse.

 Compartilhei um pouco do meu processo criativo neste link.

Comecei a escrever ambos os jogos, mas fui me perdendo no tamanho, clareza e organização do texto. Escrever um jogo é um trabalho de relojoeiro, não é só colocar as ideias no papel - tem que ser conciso, claro, sem rodeios. Um bom jogo pode ter um péssimo manual. E um mesmo jogo pode ter muitos bons manuais diferentes. Afinal, uma coisa é o jogo, outra é como você ensina a jogá-lo.

O tempo passou, o prazo para o concurso acabou e os textos permanecem rascunhos em algum HD, esperando por nova investida intelectual e laboral para transformá-los em manuais de jogos propriamente ditos.

Mas este ano, o Julio Matos nos contou que o Giltônio havia criado um desafio, inspirado pela mudança na quantidade de caracteres permitidos para um Twitter. Não uso twitter, mas a ideia era muito legal.

Segue a versão "concisa" de Par Perfeito, para o #AGameIn270 (no twitter | no facebook )

PAR PERFEITO - 1° encontro. 1 quer casar e ter filhos. o outro quer cortar o 1° em pequenos cubos na mesma noite. nenhum dirá suas intenções, mas ambos querem consentimento. começa: qnd sentam à mesa. termina: qnd vão juntos a um lugar +reservado ou se despedem.#AGameIn270


Nenhum comentário:

Postar um comentário